Azul Linhas Aéreas e JetBlue Airways firmam acordo de codeshare
- infonaviagem
- 28 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Novidade permite que Azul insira código de voo (AD) em operações da JetBlue
Acordo envolve emissão de bilhetes em trechos combinados e bagagem despachada até o destino final

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a JetBlue Airways darão início a um acordo decodeshare, que garante ainda melhores conexões entre Brasil, Estados Unidos e Caribe. Nesta nova parceria, que envolve o compartilhamento de códigos (codeshare), a Azul inclui seu código de operações (AD) em diversos voos da JetBlue a partir de Fort Lauderdale/Miami e Orlando. O acordo passa por análise do Department of Transportation (DoT) dos Estados Unidos e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil, e a comercialização de passagens estará disponível assim que os órgãos reguladores aprovarem a solicitação das empresas.
O acordo entre as companhias garante um serviço unificado de reservas e emissão de bilhetes, o que inclui, entre outras vantagens, cartão de embarque e despacho de bagagem até o destino final.
“Estamos muito satisfeitos que, agora, nossos Clientes poderão aproveitar o reconhecido serviço da JetBlue em rotas dentro dos Estados Unidos e no Caribe. O acordo consolida ainda mais a presença da Azul no mercado internacional, ampliando a nossa rede de serviços com os destinos operados pela JetBlue”, destaca David Neeleman, fundador e CEO da Azul. “Estamos certos do sucesso deste codeshare, que colocará Azul e JetBlue em posições muito vantajosas no mercado”, complementa Neeleman.
“Estamos muito contentes que, agora, Clientes da Azul poderão aproveitar os benefícios das convenientes conexões por meio da crescente lista de destinos da JetBlue a partir de suas principais cidades atendidas na Flórida”, destaca Robin Hayes, presidente e CEO da JetBlue.
A JetBlue conta com aproximadamente 900 voos diários para 96 cidades nos Estados Unidos, Caribe e América Latina. É a companhia aérea líder em Boston, Fort Lauderdale, Los Angeles (Long Beach), Orlando e San Juan, e tem Nova York como sua principal base de operações. A JetBlue transporte anualmente, em média, 35 milhões de Clientes. No ano passado, foi eleita a melhor companhia aérea low-cost em relação a satisfação do consumidor, além de ter recebido diversos outros prêmios. Assim como a Azul, a JetBlue oferece snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional, além de TV ao vivo, além de mais espaço para as pernas em determinadas poltronas.
A Azul, por sua vez, é a maior companhia aérea do Brasil em localidades servidas – são aproximadamente 100 –, e recebeu, em 2015, o título de empresa low-cost mais pontual do mundo pela consultoria OAG. Os aeroportos de São Paulo (Campinas) e Belo Horizonte (Confins) são seus principais centros de distribuição de voos no país, com mais de 250 operações diárias com destino a um número superior a 70 cidades.
Entre suas rotas internacionais, a Azul oferta voos para Fort Lauderdale/Miami e Orlando. Com a forte presença da JetBlue nestes aeroportos, os Clientes que desembarcam nos Estados Unidos saindo do Brasil podem conectar-se à ampla malha aérea do parceiro norte-americano (confira, abaixo, os horários dos voos da Azul nos Estados Unidos) e chegar às demais regiões dos Estados Unidos, assim como o Caribe. O inverso também ocorre: Clientes da JetBlue podem chegar a aproximadamente 100 destinos no Brasil por meio da oferta da aérea brasileira em Fort Lauderdale/Miami e Orlando.

Comments