Viracopos fortalece o Movimento Maio Amarelo com atividades educativas no dia 16
- infonaviagem
- 13 de mai. de 2016
- 5 min de leitura
Uma simulação de acidente com atropelamento de pedestre acontecerá em frente ao Novo Terminal de Passageiros (T1)

O Aeroporto Internacional de Viracopos adere ao Movimento Maio Amarelo e realiza com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) uma grande ação de conscientização e educação no trânsito, dia 16 de maio, das 8h30 às 16h, que mobilizará trabalhadores, passageiros e usuários das dependências. O objetivo é levar informação sobre os graves índices de morte e acidentes no trânsito e promover reflexão de atitudes mais seguras e prudentes por parte de todos para reduzir os números alarmantes. Saiba mais sobre o Maio Amarelo e a programação completa na cidade pelo www.emdec.com.br/maioamarelo.
A empresa Aeroportos Brasil Viracopos iluminou a ponte de acesso ao Terminal e a Torre de Comando de amarelo, cor símbolo de movimento. Durante todo o dia, ocorrerão abordagens de mímicos e educadores da Emdec para tratar sobre respeito às vagas exclusivas e as normas de trânsito. Também haverá ação voltada aos motociclistas, principais vítimas dos acidentes, sobre equipamentos de segurança e pilotagem segura. Uma simulação de acidente com atropelamento de pedestre acontecerá na faixa de pedestre em frente ao Novo Terminal de Passageiros (T1), às 10h, e uma instalação urbana com carros e motos batidas ficará aberta à visitação no estacionamento Bolsão D.
O Maio Amarelo em Campinas é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde. Uma longa programação durante o mês de maio de ações educativas para prevenção de mortes e acidentes no trânsito. As atividades integram as iniciativas realizadas em todo o país, coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) no Brasil e alguns outros países da América e Europa.
As ações começaram já no dia 1º de maio, com a iluminação de diversos prédios públicos da cidade de amarelo, como da Emdec, Prefeitura, Câmara e monumentos, como Torre do Castelo, Caravela do Taquaral, Pedreira do Chapadão, entre outros. A cor amarela foi escolhida porque é sinal universal de alerta no trânsito. O símbolo do movimento é um laço, que agrega à ideia de união e esforço conjunto por um objetivo, consagrado nos movimentos do Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e prevenção ao de próstata, respectivamente. Faixas, banners, cartazes, busdoor serão espalhados pela cidade para chamar a atenção dos cidadãos para a necessidade de ações mais seguras e prudentes no trânsito.
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 motivado pelo esforço da Década de Ações para Segurança no Trânsito 2011-2020, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a meta de reduzir em 50% o índice de mortes no trânsito. Segundo dados da OMS, em 2009 morreram por causa de acidentes com veículos cerca de 1,3 milhão de pessoas em 178 países pesquisados. De acordo com o ONSV, em 2014, fomos 43 mil mortos no trânsito do Brasil e 7851 destes eram pedestres.
Vítimas em Campinas
Somente nas ruas de Campinas em 2014 morreram 96 pessoas, vítimas de acidentes. Destes, 31 pedestres, 39 ocupantes de motocicletas e 26 de outros veículos, de acordo com o Caderno de Acidentalidade produzido pela Emdec. Isso sem contar os acidentes nas estradas que cortam o município.
A vítima preferencial do trânsito são os homens jovens. Das mortes ocorridas em Campinas, 94% foram de homens e 6% de mulheres; praticamente 40% das vítimas tinham entre 18 e 35 anos. Os cadernos de acidentalidade da Emdec estão disponíveis no site: www.emdec.com.br.
Shoppings Unimart Shopping e Parque D. Pedro Shopping também aderiram ao Maio Amarelo e realizarão ações com diversas atividades educativas em suas instalações, o que é uma novidade na edição deste ano. O projeto chama-se “Educação no Trânsito é Cidadania” e abrigará diversas atividades dentro das instalações dos centros de compras, voltadas para crianças, adultos e idosos, além de pessoas com deficiência.
No Unimart Shopping acontecerá no dia 14 (sábado), das 12h às 20h. Haverá abordagens educativas com as educadoras da Emdec, mímicos e Corpo de Bombeiros nas faixas de pedestre; abordagem educativa com educadoras da Emdec e mímicos nas vagas exclusivas (idosos, pessoas com deficiência e gestantes); abordagem educativa com motociclistas sobre equipamentos de segurança e pilotagem segura realizada pelas educadoras da Emdec e Honda; mini Palestra sobre pilotagem Segura e Test Ride realizada pela Honda; Inspeção veicular gratuita realizada pela DPaschoal e Teatro de Fantoche da Emdec.
No Parque D. Pedro, as ações acontecerão no dia 17, das 12h às 20h. Ocorrerão abordagens educativas com as educadoras da Emdec, mímicos e Corpo de Bombeiros nas faixas de pedestre; abordagem educativa com educadoras da Emdec e mímicos nas vagas exclusivas (idosos, pessoa com deficiência e gestante); abordagem educativa com motociclistas sobre equipamentos de segurança e pilotagem segura realizada pelas educadoras da Emdec e Honda; mini Palestra sobre pilotagem Segura e Test Ride realizada pela Honda; Inspeção Veicular realizada pela Bosch Service na Entrada das Árvores e Teatro de Fantoche da Emdec.
Ações
Mímicos: voltada para o público em geral, ação com mímicos, educadores da Emdec e soldados do Corpo de Bombeiros nas faixas de pedestres dos shoppings e do Aeroporto de Viracopos. Sem palavras, os mímicos chamam a atenção dos pedestres para o comportamento seguro de cruzar as vias nas faixas, enquanto educadores e bombeiros fazem abordagem educativa. Um terço das mortes no trânsito de Campinas, em 2014, foi de pedestres e a maioria atropelada fora da faixa de pedestres.
Vagas: os mímicos e educadores da Emdec farão também ação nas vagas exclusivas de idosos e pessoas com deficiências, que muitas vezes são ocupadas por veículos de pessoas que não se enquadram nestas características. O objetivo é conscientizar que “apenas um minutinho” prejudica o direito garantido por lei das vagas exclusivas. A atividade é voltada para motoristas.
Motociclistas: os motociclistas são as principais vítimas do trânsito. Em Campinas, eles representam 1/3 dos mortos no trânsito. A ação será de abordagem educativa sobre equipamentos de segurança e pilotagem segura e o moto check-up feita em parceria com o Cento de Treinamento da Honda, que verificará as condições mecânicas da moto.
Teatro de Fantoche: Atividade permanente da Emdec que ensina de forma lúdica, por meio de fantoches, noções básicas de segurança no trânsito. Voltada para o público infantil e pais.
Simulação de acidentes: Esta ação realizada pela Emdec faz parte da campanha “Álcool e Direção: Combinação fatal” em parceria com o Corpo de Bombeiros (193). Consiste na construção de um cenário de acidente com vítima, envolvendo moto e carro, e socorro real realizado por ‘motolância’, ambulância e paramédicos. Educadores da Emdec encenam o papel de vítima.
Serviço
Ação Maio Amarelo em Viracopos
16/05 - 8h30 às 16h
- Iluminação em amarelo do viaduto de acesso ao novo Terminal e se possível na Torre de Comando;
- Abordagem educativa com mímicos e educadoras da EMDEC sobre respeito as vagas exclusivas;
- Abordagem educativa com mímicos e educadores da EMDEC para os motociclistas sobre equipamento de seguranças e pilotagem segura;
- Simulação de acidente com atropelamento de pedestre;
- Intervenção Urbana com carros e motos batidos.
Comments